A   B   C   D   E   F   G   H   I   J   K   L   M   N   O   P   Q   R   S   T   U   V   W   X   Y   Z 

 
  Entrada >> Personagens >> Animais >> Felaróf
 
 
Felaróf


O grande cavalo branco de Eorl.
Léod, o pai de Eorl, domava cavalos entre os Éotheod. Félarof foi capturado ainda potro, mas quando Léod o tentou domar e o montou, o cavalo atirou com o cavaleiro e Léod morreu, tinha Éorl dezasseis anos. Éorl perseguiu, então, o cavalo, que fugira, encontrou-o e exigiu-lhe que desistisse da sua liberdade, em troca da vida do pai. O cavalo acedeu e adoptou o nome que Éorl lhe deu – Félarof – que significa “muito forte”.
Foi montado em Felaróf que Eorl cavalgou em ajuda de Gondor e conquistou uma vitória memorável, que levou o Mordomo Cirion a conceder-lhe as terras de Calenardhon, que passaram a ser conhecidas como Rohan. Durante mais de trinta anos, Felaróf correu em liberdade por aqulas terras, mas uma nova invasão dos povos do sul levou cavalo e cavaleiro, de novo, para a batalha. No extremo norte do reino de Rohan, no World, encontraram ambos a morte, tendo sido sepultados, juntos, numa elevação no exterior de Edoras.
Diz-se de Felaróf que compreendia a linguagem dos Homens e é da sua estirpe que descende a famosa raça de cavalos, os Mearas. Os Mearas, de acordo com a tradição, só poderiam ser montados pelos Senhores da Marca, os descendentes de Eorl. Contudo, Gandalf conseguiu montar um descendente de Felaróf, Facho de Sombra (Shadowfax).

 

Projecto da antiga comunidade Tolkienianos Portugal

Página carregada em 0.051 segundos